top of page
Foto do escritorNuno Pereira

O efeito da Rainha Vermelha


O efeito da Rainha Vermelha: evite correr cada vez mais rápido apenas para ficar no mesmo lugar


Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), mais conhecido por seu pseudônimo Lewis Carroll , não foi apenas um autor, mas um observador atento da natureza humana. Suas obras mais famosas são As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua sequência Através do Espelho , que se tornaram clássicos atemporais.


“As abelhas têm que se mover muito rápido para ficar paradas.”

- David Foster Wallace


Em Através do Espelho, Alice, uma jovem garota, é educada pela Rainha Vermelha em uma importante lição de vida que muitos de nós deixamos de dar atenção. Alice se vê correndo cada vez mais rápido, mas permanecendo no mesmo lugar.


Alice nunca conseguiu entender, pensando bem depois, como foi que eles começaram: tudo que ela se lembra é que eles estavam correndo de mãos dadas, e a Rainha foi tão rápido que tudo que ela podia fazer era acompanhar ela: e a Rainha continuava gritando 'Mais rápido! Mais rápido!' mas Alice sentiu que não poderia ir mais rápido, embora ela não tivesse fôlego para dizer isso.


O mais curioso da coisa era que as árvores e outras coisas ao redor nunca mudavam de lugar: por mais rápido que fossem, pareciam nunca passar por nada. 'Eu me pergunto se todas as coisas andam conosco?' pensou a pobre Alice intrigada. E a Rainha parecia adivinhar seus pensamentos, pois gritou: 'Mais rápido! Não tente falar! '


Eventualmente, a Rainha para de correr e apoia Alice contra uma árvore, dizendo-lhe para descansar.


Alice olhou em volta com grande surpresa. 'Ora, eu acredito que estivemos debaixo desta árvore o tempo todo! Tudo está exatamente como antes! '


'Claro que é', disse a Rainha, 'o que você quer?'


'Bem, no nosso país', disse Alice, ainda ofegante, 'geralmente você chegaria a outro lugar - se corresse muito rápido por muito tempo, como temos feito.'


"Um tipo de país lento!" disse a Rainha. 'Agora, aqui, você vê, é preciso toda a corrida que você pode fazer, para se manter no mesmo lugar.


Se quiser chegar a outro lugar, você deve correr pelo menos duas vezes mais rápido! '


“Não é o mais forte das espécies que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquele que mais reage à mudança.”

- Charles Darwin


Mais inteligente, não mais difícil


O Efeito Rainha Vermelha significa que não podemos ser complacentes ou ficaremos para trás. Para sobreviver mais um dia, temos que correr muito rápido e muito, precisamos coevoluir com os sistemas com os quais interagimos.


Se todos os animais evoluíssem na mesma taxa, não haveria mudança nas interações relativas entre as espécies. No entanto, nem todos os animais evoluem na mesma taxa. Como Darwin observou, alguns são mais “responsivos à mudança” do que outros.


As espécies que respondem melhor às mudanças podem ganhar uma vantagem relativa sobre aquelas com as quais competem e aumentar as chances de sobrevivência. No curto prazo, esses pequenos ganhos não fazem muita diferença, mas à medida que as gerações passam, a vantagem pode aumentar. Uma vantagem combinada ... isso soa bem.


Todos, de empreendedores e CEOs da Fortune 500 a autores de best-sellers e gerentes de nível médio, têm sua própria Red Queen. Em vez de correr mais forte, não seria bom correr de maneira mais inteligente?


Oura metáfora, é a de que existem muitas maneiras de interagir as rãs, que querem comer moscas, e as moscas, que querem evitar ser comidas. As rãs podem desenvolver línguas mais longas, para fins de captura de moscas; as moscas podem evoluir para um vôo mais rápido, para escapar. As moscas podem desenvolver um sabor desagradável ou até excretar venenos que danificam as rãs, e assim por diante. Vamos escolher uma possibilidade. Se uma rã tiver uma língua particularmente pegajosa, será mais fácil pegar moscas. Mas se as moscas tiverem corpos particularmente escorregadios, elas acharão mais fácil escapar, mesmo se a língua as tocar. Imagine uma situação estável em que certo número de sapos vivem em um lago e comem uma certa proporção das moscas ao redor deles a cada ano.


Por causa de uma mutação, uma rã desenvolve uma língua extra pegajosa. Ele se sairá bem, em comparação com outras rãs, e os genes para línguas ainda mais pegajosas se espalharão pela população de rãs. No início, uma proporção maior de moscas é comida. Mas aqueles que não são comidos serão os mais escorregadios, então os genes para escorregadio extra se espalharão pela população de moscas. Depois de um tempo, haverá o mesmo número de rãs no lago que antes, e a mesma proporção de moscas será comida a cada ano. Parece que nada mudou - mas as rãs têm línguas mais pegajosas e as moscas têm corpos mais escorregadios.


Aqui estão apenas três maneiras de tentar evitar a Rainha Vermelha.


1)Investimos significativamente no desenvolvimento e conteúdo de novos produtos.

Nossos cursos evoluem rapidamente incorporando conceitos testados por alunos que funcionam e reduzindo a importância daqueles que não funcionam. Outro exemplo, nossa comunidade de aprendizagem , agrega valor do mundo real às pessoas que tomam decisões discutindo princípios comprovados pelo tempo. Este não é um caminho popular, pois é incrivelmente caro em tempo e dinheiro. Ficar parado, no entanto, é mais caro. Não estamos no ramo de educação e entretenimento, mas, sim, proporcionando melhores resultados. Se não continuarmos melhorando, não existiremos.


2)Tentamos gastar nossos limitados recursos mentais trabalhando em coisas que não mudarão na próxima semana.

Chamamos esses modelos mentais e aqueles em que queremos nos concentrar são aqueles que resistem ao teste do tempo.


3)Reconhecemos como o mundo funciona e não como queremos que funcione .

Quando o mundo não está funcionando da maneira que gostaríamos, é fácil dizer que o mundo está errado e sentar para ver o que acontece. Você sabe o que acontece certo? Você fica para trás e é ainda mais difícil alcançá-lo. É como se você estivesse em um avião. Quando você está voando contra o vento, você tem que trabalhar muito. Quando você está voando com o vento nas costas, você precisa gastar menos energia e chegar lá mais cedo. Reconhecer a realidade e adaptar seu comportamento cria um vento favorável.


64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page